Os dados da primeira vaga de 2022 do Barómetro E-Commerce, da Marktest, revelam são 5,2 milhões o número de portugueses que fazem compras online. Este valor corresponde a 60.9% do universo de indivíduos com mais de 15 anos residentes em Portugal continental
A população mais jovem assume um grande peso neste tipo de compras. Com efeito, 92,4% dos inquiridos com idades entre os 15 e os 24 anos afirmam fazer compras online e entre os que têm 25 e 34 anos são 92.1%. Em termos de idade, é ainda de salientar o aumento de 7 pontos percentuais, entre a segunda vaga de 2021 e a primeira de 2022 deste estudo, junto dos que têm entre 45 e 54 anos.
Entre os inquiridos do sexto masculino, 64% afirmam fazer compras online; entre as mulheres, são 58% afirmam fazê-lo.
Relativamente à periodicidade de compras online, 43.8% dos inquiridos fá-lo pelo menos uma vez por mês e 12.4% pelo menos uma vez por semana.
No que respeita às compras online por classe social, observa-se que a classe Alta e Média Alta é a que se destaca com 92.1% dos seus inquiridos a realizar este tipo de compra.
O Barómetro e-Commerce é um estudo regular de comércio eletrónico lançado em 2021 pela Marktest, para identificar e caracterizar os comportamentos dos portugueses relativamente a este canal de comércio de produtos e serviços a particulares. O estudo faz um levantamento global, e também do período mais recente, relativamente a tipos de compras de bens e serviços, as lojas utilizadas, os meios de pagamentos, as preferências, a avaliação de qualidade e o grau de satisfação, sendo realizado com uma amostra de 6000 entrevistas, ao universo de residentes, em Portugal com 15+ anos.